FAQ - Perguntas Frequentes

Perguntas & Respostas

Quem tem direito a conta de e-mail institucional?

O usuário terá direito a conta de e-mail institucional enquanto mantiver vínculo ativo com a instituição. A conta de e-mail será fornecida para aluno regularmente matriculado em uma Etec, Fatec ou na Pós-graduaçãodo CPS, no período que este mantiver matrícula ativa na instituição. A conta de e-mail será fornecida para o Professores para o funcionário contratado, via concurso público,em uma Etec, Fatec ou na Pós-graduaçãodo CPS, enquanto este mantiver vínculo com a instituição.

Qual é o período de vigência da conta de e-mail institucional?

A conta de e-mail para alunos, a princípio, estará ativa enquanto este mantiver vínculo (matrícula ativa) com a instituição. A conta de e-mail e seus benefícios serão encerrados em caso de término do curso, trancamento, cancelamento e evasão escolar.

Neste processo, toda a comunicação será feita via conta de e-mail institucional, podendo-se, em certas situações, a comunicação ser feita via e-mail pessoal (alternativo). A conta de e-mail para professores e funcionários estará ativa enquanto estes mantiverem vínculo com a instituição e será excluída com o encerramento do contrato de trabalho. Uma conta excluída não pode ser recuperada ou recriada, ou seja, um usuárioque retorna para a instituição terá uma nova conta criada, não sendo possível a reutilização da conta anteriormente utilizada.

Sou aluno ingressante, o que preciso para obter uma conta institucional?

Ao ingressar na FATEC os alunos automaticamente estão aptos a receber uma conta institucional. O aluno ingressante precisa acessar o SIGA uma vez para que a solicitação de criação de sua conta Institucional seja feita. Quando a conta for criada o aluno receberá os dados (e-mail e senha) no e-mail pessoal cadastrado no SIGA.

Quais os benefícios que possuo utilizando a conta de e-mail institucional?

Os benefícios advindos do uso da conta de e-mail institucional podem variar conforme os contratos e convênios assumidos pela instituição, podendo estes benefícios virem a ser distribuídos para todos os usuários ou para alguns usuários específicos (divididos por curso, escola, área de conhecimento, etc.). Estes benefícios podem cessar a qualquer momento, dependendo da manutenção, ou não, dos acordos, além disso a dimensão dos benefícios pode sofrer o impacto de novas negociações ou novos produtos oferecidos pelos parceiros, parceiros estes que podem readequar seus produtos em termos de nomenclatura e abrangência a qualquer momento.

Para o aluno os benefícios podem cessar com o desligamento do mesmo da instituição, este desligamento pode ser advindo da integralização do curso, trancamento, cancelamento ou evasão, ou outra ação que afaste o aluno da Unidade Escolar. Alguns benefícios podem ser disponibilizados somente pelo período regular do curso (6 semestres ou outro, dependendo da duração regular do curso). As regras de uso de cada benefício serão dadas pelo parceiro, conforme as regras padrão de uso do referido benefício.

Mau-uso da conta de e-mail institucional | Bloqueios

A ferramenta de gestão e fornecimento de contas de e-mail (atualmente Office 365) faz a análise automática de uso das contas (envio de mensagens), quando é detectada uma mudança de padrão de envio, a conta é bloqueada, automaticamente, para envio de mensagens, neste caso, o usuário é avisado, ao tentar enviar uma mensagem, de que a mensagem não pode ser entregue ao destinatário. Esta situação precisa ser comunicada ao suporte para que a conta seja retirada da BlackList do Office 365. Em ações de phishing, quando o usuário informa sua senha e a conta passa a ser acessada por outra pessoa (hacker) que envia spams ou novos phishings, a conta será bloqueada para uso além de ter os benefícios desassociados, tão logo a ação seja detectada. Se for detectado outro tipo de mal uso da conta, esta conta poderá ser bloqueada, ter a senha mudada ou ser excluída, além de perder os benefícios, conforme a gravidade do problema detectado. Por isso, é importante evitar abrir e-mails desconhecidos ou suspeitos e cuidar bem de sua senha.

Como acessar minha conta de e-mail?

Acessando o site fatec.sp.gov.br e selecionando a opção E-mail Institucional -> Acesso ao e-mail.

Não sei qual é o meu e-mail institucional, o que fazer?

Acesse o site fatec.sp.gov.br e selecione a opção E-mail Institucional -> Qual é o meu e-mail? Na tela seguinte, digite seu CPF e depois clique em Enviar e-mail. Feito isso, uma mensagem com seus dados sobre a conta institucional será enviada em seu e-mail pessoal cadastrado no SIGA.

Importante frisar que o e-mail pessoal utilizado é o mesmo cadastrado no SIGA. Portanto, para alterar seu e-mail pessoal, solicite à Secretaria Acadêmica e caso mesmo após alterar no SIGA, seu e-mail pessoal da Conta Institucional continuar o antigo, entre em contato com suporte@fateclins.edu.br, enviando seu nome, CPF, curso, semestre, e-mail institucional (caso saiba) e o novo e-mail pessoal a ser cadastrado.

Esqueci minha senha, o que fazer?

Acesse o site fatec.sp.gov.br e selecione a opção E-mail Institucional -> Redefinir senha. Na tela seguinte, digite seu CPF, seu e-mail institucional e clique em Enviar e-mail. Feito isso, uma mensagem para redefinição de senha será enviada em seu e-mail pessoal cadastrado no SIGA.

Importante frisar que o e-mail pessoal utilizado é o mesmo cadastrado no SIGA. Portanto, para alterar seu e-mail pessoal, solicite à Secretaria Acadêmica e caso mesmo após alterar no SIGA, seu e-mail pessoal da Conta Institucional continuar o antigo, entre em contato com suporte@fateclins.edu.br, enviando todas as informações descritas na pergunta Sou aluno/professor da Fatec Lins e quero alterar meu e-mail pessoal cadastrado para recuperação de senha

Ao entrar na tela de acesso ao seu email, será aberta uma janela semelhante a imagem abaixo, não utilize a opção Esqueci minha senha(destacada em vermelho na imagem) presente nesta janela, utilize a opção redefinir senha do site fatec.sp.gov.br para fazer redefinição de sua senha, conforme destacado em verde na imagem abaixo.

Estou com dificuldades de cadastrar nova senha, recebo sempre a mensagem que senha não atende aos requisitos ou algo do tipo

Ao realizar o primeiro acesso ou ao solicitar a Redefinição de Senha, é preciso que ela tenha um padrão mínimo de segurança para ser aceita. Por isso, digite a nova senha com no mínimo 8 caracteres contendo 1 letra maiúscula e 1 número (ou 1 caractere especial).

Exemplos de senhas passíveis de aceitação: Fatec001, F@tec001, F@tecL1ns.
Exemplo de senhas não aceitas: 1F@tec (não tem 8 caracteres no mínimo), fatec001 (não tem letra maiúscula ou caracter especial)

Sou aluno/professor da Fatec Lins e meu e-mail está bloqueado ou algum benefício não está funcionando normalmente

Envie um e-mail para suporte@fateclins.edu.br constando seu nome, CPF, curso, semestre, e-mail institucional (caso saiba) e uma descrição (se possível com imagens) do problema que está acontecendo.

Sou aluno/professor da Fatec Lins e quero alterar meu e-mail pessoal cadastrado para recuperação de senha

Como o sistema da Conta Institucional é vinculado ao SIGA, entre em contato com a Secretaria Acadêmica através do e-mail secretaria@fateclins.edu.br, para solicitar a alteração de seu e-mail no SIGA e após algumas horas o e-mail pessoal de sua Conta Institucional também será atualizado. Se apenas o e-mail no SIGA for atualizado, pode ser que a Conta institucional esteja com problemas para sincronizar as informações. Neste caso, favor enviar e-mail para suporte@fateclins.edu.br constando seu nome, CPF, curso, semestre, e-mail institucional (caso saiba) e o novo e-mail pessoal a ser cadastrado.

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