Objetivos Gerais
Propiciar a graduação tecnológica para atender à demanda do setor produtivo local, baseado na agroindústria (operações e serviços), através do desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre problemas relacionados à padronização de processos e controle de sistemas na busca de um padrão de qualidade.
Objetivos Específicos
Proporcionar à sociedade profissionais qualificados no processo de desenvolvimento econômico e social, dentro da conjuntura regional, nacional e até mesmo internacional, tendo sempre como pontos de referência os valores de
responsabilidade social, justiça e ética profissional na obtenção dos lucros e/ou
dividendos sociais. A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver com os estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes para:
Raciocínio lógico: Familiaridade com números, planilhas, pesquisas, estatísticas para realizar estudos, organizar dados, medir desempenho, fazer demonstrações de
resultados.
Relacionamento: Habilidade nas relações interpessoais para circular com facilidade nas principais áreas da empresa em que trabalha e entre os parceiros do negócio. É necessário ainda capacidade de negociação para cobrar prazos, lidar com conflitos,manter a equipe motivada.
Visão estratégica: Saber como utilizar os recursos disponíveis para atingir os objetivos e metas definidos. Conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes e acompanhar a evolução do mercado. Oferecer aos participantes uma visão integrada dos processos de Gestão da Qualidade, estimulando a análise e compreensão das variáveis organizacionais como forma de desenvolver competências para a busca da excelência no desempenho pessoal no ambiente corporativo.
Visão global: Enxergar o todo e ao mesmo tempo as partes do negócio. Compreender que uma falha em uma das partes - uma mercadoria embalada inadequadamente, por exemplo - pode comprometer o todo. Desenvolver ações para formar profissionais com formação humanística e visão global, que os habilite a tomada de decisões no meio em que estão inseridos.
Conhecimentos de inglês: É indispensável, porque a maioria das certificações são de padrões internacionais.
Cultura organizacional: Compreender a cultura organizacional e tornar-se um agente de mudança, ou seja, promover a mudança de paradigmas, combater maus hábitos, antigos mitos e vícios enraizados na empresa, de tal forma que proporcione:
- Elaborar e gerenciar estratégias de implantação para obtenção de uma determinada certificação;
- Relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações e às demandas regionais, nacionais e internacionais;
- Gerar conhecimentos necessários para solução de problemas específicos do setor industrial, comercial e de serviços;
- Promover a formação de líderes e de empreendedores, dentro de uma visão crítica das estruturas organizacionais, capacitando-os a atuar de forma multidisciplinar e inovadora; - Trabalhar com indicadores para quantificar e deliberar, caso necessário, melhorias na metodologia;
- Promover a compreensão e a necessidade do permanente aperfeiçoamento profissional, visando ao desenvolvimento da autoconfiança;
- Acompanhar a evolução de um determinado processo, produto, garantindo total segurança ao método empregado;
- Formar um profissional que tenha responsabilidade social, ambiental e ética na conduta empresarial;
- Estabelecer, documentar, programar, manter e melhorar continuamente a eficácia da gestão, desdobrando a Política da Qualidade.
Área de Atuação
O profissional poderá atuar como auditor interno de qualidade de empresas ou em entidades de certificação. Será capaz de proceder à análise da situação da organização, seus métodos de trabalho e produtos; elaborar e gerenciar estratégias de implantação para obtenção de determinada certificação de qualidade, a exemplo de algumas já existentes e utilizadas em âmbito internacional com foco em processos, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e responsabilidade social.
Grade Curricular
- Ferramentas da Qualidade I (4 aulas)
- Métodos Quantitativos (4 aulas)
- Teoria das Organizações (4 aulas)
- Gestão da Inovação (4 aulas)
- Comunicação e Expressão (4 aulas)
- Métodos p/ Produção do Conhecimento (2 aulas)
- Inglês I (2 aulas)
- Diagnóstico para Qualidade (4 aulas)
- Estatística (4 aulas)
- Gestão de Custos (4 aulas)
- Comportamento nas Organizações (4 aulas)
- Ferramentas da Qualidade II (4 aulas)
- Normalização da Qualidade I (2 aulas)
- Inglês II (2 aulas)
- Metodologia de Projeto de Produto (4 aulas)
- Controle Estatístico de Processos (4 aulas)
- Gestão de Projetos (4 aulas)
- Gestão de Produção e Processos (4 aulas)
- Informática Aplicada à Gestão da Qualidade (4 aulas)
- Normalização da Qualidade II (2 aulas)
- Inglês III (2 aulas)
- Qualidade em Serviços (4 aulas)
- Pesquisa Operacional e Melhoria Contínua (4 aulas)
- Sistemas de Gestão da Qualidade (4 aulas)
- Gestão de Riscos (4 aulas)
- Gestão do Agronegócio (4 aulas)
- Metrologia Legal (2 aulas)
- Inglês IV (2 aulas)
- Sistema e Legislação Ambiental (4 aulas)
- Manufatura Enxuta (4 aulas)
- Legislação Empresarial (4 aulas)
- Planejamento Estratégico da Qualidade (4 aulas)
- Gestão em Processamento de Açúcar e Álcool de Cana (4 aulas)
- Projeto Integrador I (2 aulas)
- Inglês V (2 aulas)
- Gestão de Segurança, Saúde e Higiene Ocupacional (4 aulas)
- Projeto Integrador II (4 aulas)
- Auditoria e Certificação (4 aulas)
- Liderança de Equipes de Alta Performance (4 aulas)
- Gestão em Processamento de Carne, Couro e Derivados (4 aulas)
- Metrologia Científica (2 aulas)
- Inglês VI (2 aulas)
Coordenação
Me. Sandro da Silva Pinto
sandro.pinto@fateclins.edu.br