Projeto Colaborativo Fateclins (Brasil) e Universidade Aveiro (Portugal)

22/11/2021 às 14:58:20

Projeto Colaborativo entre Fatec Lins (Brasil) e Universidade Aveiro (Portugal) obteve o seu primeiro resultado.

Na tarde de 20/11/2021 (sábado) às 15h (horário Brasil), ocorreu a apresentação final do Projeto Colaborativo Internacional (PCI) com a Universidade de Aveiro (Portugal), envolvendo os alunos do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade. O objetivo deste PCI foi promover a integração dos alunos brasileiros e portugueses, por intermédio da elaboração em conjunto de um Guia Prático para Intercâmbio de Turismo Acessível entre Brasil/Portugal. Estiveram presentes os professores Osvaldo Succi Junior e Neuza Gritti (CESU-Equipe PCI), os professores Sandro da Silva Pinto e Sílvio Ribeiro (Fatec Lins), a professora Florbela Machado e o diretor Fernando Costa (Universidade de Aveiro) e alunos dos cursos envolvidos.

Após o evento alguns alunos fizeram questão de prestar depoimentos. A aluna Denise Alves Avelino (3o. semestre de Qualidade) agradeceu a toda a equipe e todos os envolvidos neste projeto Brasil/Portugal. Nas palavras da Denise, "(...) No começo tive receio em participar, devido ao idioma, ao fuso horário. Mas quando me entreguei ao desenvolvimento desse projeto, foi incrível. Foi um aprendizado enorme, desde cultura e muitas outras informações. Encontramos dificuldades, mas conseguimos superar. Todos os alunos se empenharam e participaram da melhor forma possível. O que ganhamos com esse grande projeto foi o aprendizado e amizade que prevalecerá pra sempre em nossos corações".

A aluna Glaucia Graziela Vieira da Cunha (4o. semestre de Qualidade), que também participa de outros projetos da Fatec Lins, um em particular envolvendo estágio no IPT-SP, declarou que "(...) Eu participei do intercâmbio entre a Brasil e Portugal, onde aprendi muito, gostei demais, pode superar desafio de comunicação, fuso horário e no fim deu tudo certo

Um agradecimento especial ao Prof. Sílvio Ribeiro que conduziu o Projeto e alunos do Curso de Qualidade, que pelo esforço e dedicação superaram mais esse desafio.