Alunas da Fatec Lins são selecionadas para a 13a. Edição da Escola de Inovadores

21/09/2021 às 16:34:40

A Escola de Inovadores, uma iniciativa do INOVA-CPS, foi criada em junho de 2015, com a finalidade de fomentar o empreendedorismo por meio de um ferramental básico de empreendedorismo e inovação. As alunas do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Glaucia Graziela Vieira da Cunha Primo, Maria Perciliana de Souza e Denise A. Avelino foram selecionadas para a 13a. edição deste evento com o Projeto " Mãos na Lata".
O projeto é baseado na coleta de latas de alumínio usadas, cujo objetivo é reciclar e reutilizá-las para a fabricação de pilhas e baterias de celulares. Basicamente este projeto atende aos princípios da economia circular. A coleta será feita através do desenvolvimento de um "app" que poderá ser acionado por qualquer pessoa e/ou empresa privada. No desenvolvimento deste aplicativo diversas tecnologias poderão ser aproveitadas, como o QR code. O impacto deste projeto pode gerar bons resultados, pois quando ativado acionará a equipe de varredura de descarte mais próxima. Neste caso, diversas facilidades como descontos em pedágios, entre outros a serem ainda planejados, poderão ser condicionados ao uso do "app". Um outro aspecto de uso pode ser dado em atividades de eventos públicos de grandes massas, cujo acesso viabilizaria a limpeza. Além disso, com a reciclagem e a reutilização das latas de alumínio, em formas de lingotes, o processo de conformação e adequação aos novos produtos (pilhas e baterias) deverá atender ao princípio de cidades inteligentes.
Na Fatec Lins o Prof. Fábio Lúcio Meira é o representante local do INOVA-CPS e juntamente com os coordenadores e direção da Fatec Lins parabeniza as alunas pela iniciativa.