// Gestão da Qualidade

O Tecnólogo em Gestão da Qualidade é um profissional que planeja, implementa e audita sistemas de gestão da qualidade e produtividade. Realiza mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade. Elabora e analisa documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas. Desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização. Mobiliza pessoas para agir com qualidade em todas as atividades corporativas. Gerencia e mantém o fluxo de informação e comunicação na empresa. Dissemina a cultura da qualidade e produtividade. Capacita pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade. Elabora ferramentas para minimizar a incidência de falhas. Elabora e gerencia estratégias para obtenção de certificações. Desenvolve programa de avaliação de performance produtiva organizacional considerando aspectos quantitativos e qualitativos. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Período Noturno
Duração Mínimo de 3 anos (6 semestres), máximo de 5 anos (10 semestres)

Objetivos Gerais

Propiciar a graduação tecnológica para atender à demanda do setor produtivo local, baseado na agroindústria (operações e serviços), através do desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre problemas relacionados à padronização de processos e controle de sistemas na busca de um padrão de qualidade.

Objetivos Específicos

Proporcionar à sociedade profissionais qualificados no processo de desenvolvimento econômico e social, dentro da conjuntura regional, nacional e até mesmo internacional, tendo sempre como pontos de referência os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional na obtenção dos lucros e/ou dividendos sociais. A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver com os estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes para:

Raciocínio lógico: Familiaridade com números, planilhas, pesquisas, estatísticas para realizar estudos, organizar dados, medir desempenho, fazer demonstrações de resultados.

Relacionamento: Habilidade nas relações interpessoais para circular com facilidade nas principais áreas da empresa em que trabalha e entre os parceiros do negócio. É necessário ainda capacidade de negociação para cobrar prazos, lidar com conflitos,manter a equipe motivada.

Visão estratégica: Saber como utilizar os recursos disponíveis para atingir os objetivos e metas definidos. Conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes e acompanhar a evolução do mercado. Oferecer aos participantes uma visão integrada dos processos de Gestão da Qualidade, estimulando a análise e compreensão das variáveis organizacionais como forma de desenvolver competências para a busca da excelência no desempenho pessoal no ambiente corporativo.

Visão global: Enxergar o todo e ao mesmo tempo as partes do negócio. Compreender que uma falha em uma das partes - uma mercadoria embalada inadequadamente, por exemplo - pode comprometer o todo. Desenvolver ações para formar profissionais com formação humanística e visão global, que os habilite a tomada de decisões no meio em que estão inseridos.

Conhecimentos de inglês: É indispensável, porque a maioria das certificações são de padrões internacionais.

Cultura organizacional: Compreender a cultura organizacional e tornar-se um agente de mudança, ou seja, promover a mudança de paradigmas, combater maus hábitos, antigos mitos e vícios enraizados na empresa, de tal forma que proporcione: - Elaborar e gerenciar estratégias de implantação para obtenção de uma determinada certificação; - Relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações e às demandas regionais, nacionais e internacionais; - Gerar conhecimentos necessários para solução de problemas específicos do setor industrial, comercial e de serviços; - Promover a formação de líderes e de empreendedores, dentro de uma visão crítica das estruturas organizacionais, capacitando-os a atuar de forma multidisciplinar e inovadora; - Trabalhar com indicadores para quantificar e deliberar, caso necessário, melhorias na metodologia; - Promover a compreensão e a necessidade do permanente aperfeiçoamento profissional, visando ao desenvolvimento da autoconfiança; - Acompanhar a evolução de um determinado processo, produto, garantindo total segurança ao método empregado; - Formar um profissional que tenha responsabilidade social, ambiental e ética na conduta empresarial; - Estabelecer, documentar, programar, manter e melhorar continuamente a eficácia da gestão, desdobrando a Política da Qualidade.

Área de Atuação

O profissional poderá atuar como auditor interno de qualidade de empresas ou em entidades de certificação. Será capaz de proceder à análise da situação da organização, seus métodos de trabalho e produtos; elaborar e gerenciar estratégias de implantação para obtenção de determinada certificação de qualidade, a exemplo de algumas já existentes e utilizadas em âmbito internacional com foco em processos, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e responsabilidade social.

Coordenação -

...

leia mais...

Depoimentos

Desenvolvido por Felipe Maciel (: