// Gestão da Produção Industrial

O Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial atua nas organizações industriais, buscando a melhoria da qualidade e produtividade industrial. Dentre as atividades desempenhadas por esse profissional, destacam-se a identificação e o estudo de oportunidades de negócios na área industrial, coordenação de equipes de produção, diagnóstico e otimização de fluxos de materiais e a utilização de conhecimentos da logística industrial. O domínio e aplicação das normas de segurança no trabalho e gestão ambiental são requisitos à atuação desse profissional. Seus conhecimentos tecnológicos e científicos permitem atuar nas áreas administrativa, financeira e de criação. Está capacitado para exercer a racionalização e o uso da tecnologia da simulação de atividades no aumento da produtividade, na identificação e na redução dos custos industriais, em projetos de ampliação e estruturação da capacidade produtiva, na distribuição e movimentação do produto final.

Período Matutino
Duração Mínimo de 3 anos (6 semestres), máximo de 5 anos (10 semestres);

Objetivos Gerais

Propiciar a graduação de profissionais de Gestão da Produção Industrial que possam contribuir para a inovação e melhoria de processos industriais nas organizações, se anteciparem aos problemas, resolvendo-os e assim poder minimizar custos e maximizar benefícios da atividade econômica empresarial, dentro de perspectiva ética e sustentável dos negócios.

Objetivos Específicos

A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver com os estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes para:

Raciocínio lógico: Familiaridade com números, planilhas, pesquisas, estatísticas para realizar estudos, organizar dados, medir desempenho, fazer demonstrações de resultados.

Relacionamento: Habilidade nas relações interpessoais para circular com facilidade nas principais áreas da empresa em que trabalha e entre os parceiros do negócio. É necessário ainda capacidade de negociação para cobrar prazos, lidar com conflitos, manter a equipe motivada. O profissional de gestão da produção industrial tem de ter flexibilidade para lidar com todos os níveis dentro da organização - da diretoria ao nível operacional.

Visão estratégica: Saber como utilizar os recursos disponíveis para atingir os objetivos e metas definidas. Conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes e acompanhar a evolução do mercado.

Visão global: Enxergar o todo e ao mesmo tempo as partes do negócio. Compreender que uma falha em uma das partes - uma mercadoria produzida inadequadamente, por exemplo - pode comprometer o todo. O profissional de gestão da produção industrial precisa conhecer, portanto, meios de controle de qualidade, estoques, tipos de materiais, custos, novas tecnologias, logística e gestão de processos e pessoas.

Conhecimentos de inglês: O profissional de gestão da produção precisa ler muitos textos em inglês para se manter atualizado e muitas vezes terá de comunicar-se neste idioma com fornecedores e clientes, principalmente para exportação e importação.

Cultura organizacional: Compreender a cultura organizacional e tornar-se um agente de mudança, ou seja, promover a mudança de paradigmas, combaterem maus hábitos, antigos mitos e vícios enraizados na empresa.

Área de Atuação

Pode dedicar-se à direção e ao gerenciamento de seu próprio negócio, à prestação de serviços de assessoria, à pesquisa tecnológica, dentro de seu campo profissional.

Me. Sandro da Silva Pinto

Coordenação - coord.gpi@fateclins.edu.br

Graduado e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997 e 2000). Possui Doutorado Incompleto pela POLI-USP (2001-2006). Tem experiência docente desde 1999 e já foi Coordenador ...

leia mais...

Depoimentos

  • Durante o período do curso, tive a oportunidade de conhecer os melhores profissionais da área do ensino, professores, mestres e doutores, aprendia na teoria e executava dentro da indústria na prática e foi muito importante para eu compreender como uma indústria realmente funciona desde a pesquisa do melhor ponto para a abertura da indústria até a pesquisa de satisfação do cliente. Recomendo o curso para todos os meus amigos, já encaminhei vários para a FATEC e pretendo continuar encaminhando.

    Ailton Aparecido dos Santos
    Cursou: Gestão da Produção Industrial
  • É um dos cursos mais completos para quem quer trabalhar nesta área por gostar ou ser umas das opções que temos de emprego na região. Enquanto eu estava estudando, trabalhava em outra área, após 6 meses de conclusão do curso, participei de um processo de recrutamento interno na empresa, a qual eu trabalho, e conquistei uma vaga de PCP (planejamento e controle da produção), eu tenho certeza que o curso de Gestão da Produção Industrial da Fatec Lins foi o diferencial para conquistar essa vaga.

    Manoela Ortega de Oliveira
    Cursou: Gestão da Produção Industrial
Desenvolvido por Felipe Maciel (: