// Informações sobre Estágio

Como Realizar?


Alunos que já trabalham na área


Já trabalha na área? ÓTIMO! Você só precisará preencher o formulário de solicitação de equivalência (download) e apresentar os devidos documentos:

• Cópia da Carteira de Trabalho;
• Contrato de Trabalho;
• Declaração da empresa detalhando as atividades exercidas. (download)
• Relatório de Justificativa de Equivalência de Logística e GPI. (download)
• Para quem exerce trabalho público exige-se a cópia de Publicação do Diário Oficial ou a Portaria de Nomeação.

A Solicitação de Equivalência só pode ser requerida pelo aluno após a rematrícula do 6º Semestre.


Alunos que não trabalham na área


Se ainda não trabalha na área e deseja realizar o estágio, siga os passos descritos a seguir.

1º Passo – O Convênio

Verificar se há convênio entre a Fatec e a Empresa Concedente. Havendo o Convênio siga o 2º Passo caso contrário é necessário realizar o convênio. Para este fim a Empresa Concedente deverá preencher e assinar (proprietário ou reperesentante) a minuta de convênio (download) em 03 vias. Logo após os documentos devem ser encaminhados para o setor de Estágio da Fatec.

Sem o Convênio o Estágio fica inválido e as horas não são contabilizadas!

2º Passo – O Termo de Compromisso de Estágio (TCE)

O TCE (download) é o acordo selado entre a FATEC, a Empresa e o Aluno que regulariza a situação do estágio, e que traz todos os detalhes do estágio tais como: tempo de vigência, bolsa estágio, horário do estágio, etc.

• A carga horária máxima a ser estagiada é de 6 horas diárias e 30 horas semanais;
• A duração máxima de estágio do aluno na mesma Empresa Concedente é de 2 anos;
• O estágio só começará a ser contabilizado após a rematrícula do 3º Semestre.

A Empresa Concedente deve fazer em nome do aluno um seguro contra acidentes pessoais, que pode ser feito numa seguradora. Muitos bancos também fazem este tipo de seguro.

Após todas as informações estarem corretas são exigidas 3 vias do TCE e após a assinatura do Diretor da Fatec, o aluno poderá retirar sua via no Setor de Estágios.

3º Passo – Plano de Estágio

O Plano de Estágio (download) deve ser entregue no início de vigência do estágio, onde deve conter as atividades que o aluno relizará, as ferramentas que o aluno utilizará, as seções da empresa no qual o aluno efetuará o estágio e o período em que o aluno realizará cada uma.

4º Passo – Os Relatórios Mensais

O aluno deverá entregar mensalmente no Setor de Estágios o Relatório de Estágio em 3 vias. Todos os Relatórios devem conter tanto a assinatura do Supervisor da Empresa Concedente como do Aluno

• Relatório (download)

O número de horas mínimas a serem estagiadas é de 240 horas. Após esse período, e estando todos os documentos corretos, o aluno será avaliado pelo professor orientador de Estágio da FATEC, que poderá aprová-lo na disciplina Estágio Supervisionado.

Depoimentos

  • Sou muito grato e tenho muito orgulho desta Instituição! Professores com alto nível intelectual, me ajudaram a enxergar de uma forma ampla sobre o mundo dos negócios, me prepararam para o mercado de trabalho e a ter uma postura de liderança. A FATEC Lins eu recomendo!

    Paulo Ricardo Coenga da Silva
    Cursou: Logística
  • A Fatec Lins em minha história tem muita representatividade, a instituição me possibilitou a realização de um sonho, a Fatec Lins não me proporcionou somente ter um título acadêmico, ela me deu uma identidade profissional, e se tornou parte do meu DNA. Sou eternamente grato por poder ter feito parte desse instituição maravilhosa

    Ericson Messias
    Cursou: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Desde quando escrevi minha primeira linha de código com 14 anos, sempre tive o ímpeto de buscar novos conhecimentos. Na Fatec Lins não apenas encontrei um modo de aprimorar e aprender novas tecnologias, mas também por meio dela, obtive conhecimentos sobre a vida acadêmica, a rotina da pós-graduação e os caminhos que eu poderia seguir por meio da carreira acadêmica. Agradeço à Fatec Lins principalmente aos professores, estes que inspiraram-me a escolher e seguir a docência como carreira.

    Felipe Maciel
    Cursou: Banco de Dados
Desenvolvido por Felipe Maciel (: