// Conta Institucional (@fatec.sp.gov.br)

O Centro Paula Souza (CPS) disponibiliza para as FATECs, via projeto do e-mail institucional em parceria com a Microsoft, diversos benefícios que são acessados pelo site www.fatec.sp.gov.br:

E-mail institucional: conta de e-mail no domínio @fatec.sp.gov.br
Office 365: alunos e professores têm acesso a alguns aplicativos que compõem o pacote Microsoft Office.
Microsoft Teams: Ferramenta para acesso às aulas online. Saiba mais no GUIA DO ALUNO
Azure Education Hub para Cursos de TI: plataforma para download de softwares da Microsoft. Disponível apenas para alunos e professores de cursos de TI.
One Drive: Acesso ao drive virtual OneDrive com 1TB de capacidade de Armazenamento.

Veja abaixo, perguntas e respostas sobre a conta institucional

FAQ - Perguntas e Respostas



O usuário terá direito a conta de e-mail institucional enquanto mantiver vínculo ativo com a instituição. A conta de e-mail será fornecida para aluno regularmente matriculado em uma Etec, Fatec ou na Pós-graduaçãodo CPS, no período que este mantiver matrícula ativa na instituição. A conta de e-mail será fornecida para o Professores para o funcionário contratado, via concurso público,em uma Etec, Fatec ou na Pós-graduaçãodo CPS, enquanto este mantiver vínculo com a instituição.
A conta de e-mail para alunos, a princípio, estará ativa enquanto este mantiver vínculo (matrícula ativa) com a instituição, mas poderá permanecer ativa após a integralização do curso, bastando para isso que o aluno faça uso regular da conta de e-mail. A conta de e-mail será encerrada em caso de trancamento, cancelamento e evasão escolar. Entende-se por uso regular o acesso via webmail, ou protocolos POP/SMTP/IMAP, pelo menos uma vez a cada semestre (01/01 a 30/06 e 01/07 a 31/12 de cada ano), a não efetivação do acesso acarretará o bloqueio e posterior exclusão da conta.

Neste processo, toda a comunicação será feita via conta de e-mail institucional, podendo-se, em certas situações, a comunicação ser feita via e-mail pessoal (alternativo). A conta de e-mail para professores e funcionários estará ativa enquanto estes mantiverem vínculo com a instituição e será excluída com o encerramento do contrato de trabalho. Uma conta excluída não pode ser recuperada ou recriada, ou seja, um usuárioque retorna para a instituição terá uma nova conta criada, não sendo possível a reutilização da conta anteriormente utilizada.
Ao ingressar na FATEC os alunos automaticamente estão aptos a receber uma conta institucional. O aluno ingressante precisa acessar o SIGA uma vez para que a solicitação de criação de sua conta Institucional seja feita. Quando a conta for criada o aluno receberá os dados (e-mail e senha) no e-mail pessoal cadastrado no SIGA.
Os benefícios advindos do uso da conta de e-mail institucional podem variar conforme os contratos e convênios assumidos pela instituição, podendo estes benefícios virem a ser distribuídos para todos os usuários ou para alguns usuários específicos (divididos por curso, escola, área de conhecimento, etc.). Estes benefícios podem cessar a qualquer momento, dependendo da manutenção, ou não, dos acordos, além disso a dimensão dos benefícios pode sofrer o impacto de novas negociações ou novos produtos oferecidos pelos parceiros, parceiros estes que podem readequar seus produtos em termos de nomenclatura e abrangência a qualquer momento.

Para o aluno os benefícios podem cessar com o desligamento do mesmo da instituição, este desligamento pode ser advindo da integralização do curso, trancamento, cancelamento ou evasão, ou outra ação que afaste o aluno da Unidade Escolar. Alguns benefícios podem ser disponibilizados somente pelo período regular do curso (6 semestres ou outro, dependendo da duração regular do curso). As regras de uso de cada benefício serão dadas pelo parceiro, conforme as regras padrão de uso do referido benefício.
A ferramenta de gestão e fornecimento de contas de e-mail (atualmente Office 365) faz a análise automática de uso das contas (envio de mensagens), quando é detectada uma mudança de padrão de envio, a conta é bloqueada, automaticamente, para envio de mensagens, neste caso, o usuário é avisado, ao tentar enviar uma mensagem, de que a mensagem não pode ser entregue ao destinatário. Esta situação precisa ser comunicada ao suporte para que a conta seja retirada da BlackList do Office365. Em ações de phishing, quando o usuário informa sua senha e a conta passa a ser acessada por outra pessoa (hacker) que envia spams ou novos phishings, a conta será bloqueada para uso além de ter os benefícios desassociados, tão logo a ação seja detectada. Se for detectado outro tipo de mal uso da conta, esta conta poderá ser bloqueada, ter a senha mudada ou ser excluída, além de perder os benefícios, conforme a gravidade do problema detectado.

Por isso, é importante evitar abrir e-mails desconhecidos ou suspeitos e cuidar bem de sua senha.
Através do site www.fatec.sp.gov.br. Clicar na opção 'E-mail Intitucional' e depois em 'Acesso ao e-mail'. Então será solicitado seu e-mail e sua senha.
Acessar o site www.fatec.sp.gov.br, clicar na opção 'E-mail Intitucional' e depois em 'Qual é o meu e-mail?''. Na tela seguinte, digite seu cpf e depois clique no botão 'Enviar e-mail'. Feito isso, uma mensagem com seus dados sobre a conta institucional será enviada em seu e-mail pessoal cadastrado no SIGA.
Importante frisar que o e-mail pessoal é 'puxado' do SIGA, portanto, para alterar seu e-mail pessoal, solicite à Secretaria Acadêmica a alteração de seu e-mail no SIGA. Se mesmo após alterar no SIGA, seu e-mail pessoal da Conta Institucional continuar o antigo, entre em contato com suporte@fateclins.edu.br, com os dados indicados na pergunta 'Sou aluno/professor da Fatec Lins e quero alterar meu e-mail pessoal cadastrado para recuperação de senha'
Acessar o site www.fatec.sp.gov.br, clicar na opção 'E-mail Intitucional' e depois em 'Redefinir senha'. Na tela seguinte, digite seu cpf e seu e-mail institucional, então, clique no botão 'Enviar e-mail'. Feito isso, uma mensagem para redefinição de senha será enviada em seu e-mail pessoal cadastrado no SIGA. Importante frisar que o e-mail pessoal é 'puxado' do SIGA, portanto, para alterar seu e-mail pessoal, solicite à Secretaria Acadêmica a alteração de seu e-mail no SIGA. Se mesmo após alterar no SIGA, seu e-mail pessoal da Conta Institucional continuar o antigo, entre em contato com suporte@fateclins.edu.br, com os dados indicados na pergunta 'Sou aluno/professor da Fatec Lins e quero alterar meu e-mail pessoal cadastrado para recuperação de senha'

IMPORTANTE

Ao entrar na tela de acesso ao seu email, será aberta uma janela semelhante a imagem abaixo, nunca use a opção 'Esqueci minha senha' (demarcada em vermelho na imagem) presente nesta janela, pois, não funcionará. Use sempre a opção 'Redefinir senha' do site www.fatec.sp.gov.br para fazer redefinição de sua senha, conforme demarcado em verde na imagem abaixo.


Ao realizar o primeiro acesso ou ao solicitar a Redefinição de Senha, é preciso que ela tenha um padrão mínimo de segurança para ser aceita. Por isso, digita a nova senha com pelo menos no mínimo 8 caracteres, 1 letra maiúscula e 1 número (ou 1 caracter especial).
Exemplos de senhas passíveis de aceitação: Fatec001, F@tec001, F@tecL1ns.
Exemplo de senhas não aceitas: 1F@tec (não tem 8 caracteres no mínimo), fatec001 (não tem letra maiuscula ou caracter especial)
Enviar e-mail para suporte@fateclins.edu.br constando seu nome, cpf, curso, semestre, e-mail institucional (caso saiba) e uma descrição, se possível com imagens, do problema que está acontecendo.
Como o sistema da Conta Institucional é vinculado ao SIGA, entre em contato com a Secretaria Acadêmica através do e-mail secretaria@fateclins.edu.br, para solicitar a alteração de seu e-mail no SIGA e após algumas horas o e-mail pessoal de sua Conta Institucional também será atualizado. Se, apenas o e-mail no SIGA for atualizado, pode ser que a Conta institucional esteja com problemas para sincronizar as informações.
Neste caso, favor enviar e-mail para suporte@fateclins.edu.br constando seu nome, cpf, curso, semestre, e-mail institucional (caso saiba) e o novo e-mail pessoal a ser cadastrado.
Veja detalhes passo a passo sobre o uso do Microsoft Teams no GUIA DO ALUNO
Desenvolvido por Felipe Maciel (: